top of page

PERSEVERANÇA NA ORAÇÃO

  • Leonardo&Suzanne
  • 1 de ago. de 2022
  • 3 min de leitura
“Orem continuamente.”
(1 Tessalonicenses 5:17 – Tradução: NVI)

O SENHOR quer nos favorecer suprindo nossas necessidades, porque ELE é infinitamente bom. Por outro lado, o ALTÍSSIMO quer que o ser humano estabeleça um diálogo com ELE, isto é, DEUS quer que oremos.

Orar é falar com o SENHOR. DEUS é uma Pessoa. Para nos relacionarmos com alguém, temos que dialogar. Assim, devemos falar com o ALTÍSSIMO e isso ocorre quando oramos.


A Bíblia nos ensina que devemos orar continuamente (1 Tessalonicenses 5:17) e em todas as ocasiões (Efésios 6:18). Portanto, nossa comunhão com DEUS deve ser constante.


JESUS nos instrui que devemos permanecer NELE para darmos fruto e que, permanecendo NELE, nossos pedidos serão atendidos (Evangelho de João 15:1-7).


Precisamos explicar, em oração, nossas necessidades, nossas angústias, nossos quereres. O SENHOR quer esse diálogo, pois ELE deseja que sejamos amigos DELE (Evangelho de João 15:13-15).


As Escrituras Sagradas também nos ensinam que devemos orar continuamente pelos objetivos específicos que temos.


Assim, além da rotina constante de comunhão com DEUS em oração; devemos, nas nossas orações, também apresentarmos – insistentemente – a JESUS nossos objetivos e propósitos de vida.


Logo, não é adequado pedir a DEUS apenas uma vez determinada coisa e largar para lá; é preciso um diálogo constante com o SENHOR a respeito desse propósito. DEUS não se incomoda de sermos insistentes com relação a pedidos específicos.


No Evangelho de Lucas, Capítulo 18:1-8, “(...) Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar”. Nessa parábola, havia em determinada cidade um juiz injusto que “não temia a Deus nem se importava com os homens” e uma viúva que continuamente se dirigia a ele para que fosse feita justiça a ela em uma causa. Pois bem, esse mau juiz, inicialmente, se recusou a atender aos clamores da viúva, mas, aborrecido com a insistência dela, decidiu fazer justiça para não mais ser importunado.


Após a parábola, JESUS disse: "Ouçam o que diz o juiz injusto. Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar? Eu lhes digo: ele lhes fará justiça, e depressa.”


DEUS valoriza a nossa perseverança. O SENHOR se apressa em atender a pessoa que busca insistentemente uma benção específica DELE.


JESUS nos instrui a pedirmos o que queremos ao SENHOR, porque DEUS responde os pedidos.

"Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta. (...) Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem! (Mateus 7:7,8 e 11 – Tradução: NVI)

Porém, a resposta afirmativa do SENHOR é para os pedidos feitos de acordo com a vontade de DEUS.

“Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve. E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dele pedimos.”
(Primeira Carta de João 5:14-15 – Tradução: NVI).

Note que as Escrituras afirmam que o SENHOR sempre dará boas coisas às pessoas que O buscam. Isso significa que a resposta de JESUS nem sempre será um sim para o que pedimos, pois nem sempre pedimos o que é adequado e o que é bom.


DEUS, tão somente ELE – em seu conhecimento pleno e infinito a respeito de todas as coisas e de todas as pessoas –, de fato sabe o que verdadeiramente será bom para nós.


Em outras palavras: O SEHOR JESUS nos responde, mas de acordo com a vontade DELE, que é boa, agradável e perfeita (Romanos 12:2).


Além disso, o PAI não se limita a conceder ou a negar nossos pedidos. Na verdade, DEUS, em sua infinita sabedoria e poder, trabalha em nosso favor das formas mais variadas, de modo a atingir todo o propósito DELE em nossas vidas. Assim, o agir do ALTÍSSIMO a nosso favor vai muito além do que pedimos e até mesmo muito além do que pensamos (Carta aos Efésios 3:20).

Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós (...)
(Carta aos Efésios 3:20 – Tradução: NVI)

Que saibamos pedir insistentemente a DEUS o que queremos DELE e a confiar em SUA resposta.


Comentarios


bottom of page