top of page

O SIGNIFICADO DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO

  • Leonardo&Suzanne
  • 27 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 29 de nov. de 2022

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá (...)”
(Evangelho de João 11:25-26 – Tradução: ACF)

JESUS se entregou à morte para pagar o preço pelos nossos pecados (Romanos 3:25) por intermédio de seu sacrifício imaculado (Hebreus 9:14).


Todavia, a obra de DEUS não se resume à morte de JESUS como sacrifício pela humanidade. CRISTO também ressuscitou, triunfando sobre a morte.


JESUS ressuscitou porque ELE possuía autoridade dada pelo PAI para retomar a sua vida (Evangelho de João 10:18). Logo, ao ressuscitar, JESUS provou que ELE de fato tem essa autoridade.


A ressurreição de nosso SENHOR é a “prova divina da pessoa e da obra de Jesus Cristo”[1].


A ressurreição representa um novo nascimento para as pessoas. JESUS ressuscitou primeiro e por isso todos nós, os que cremos na salvação em CRISTO, podemos nos consolar na esperança de que, se estivermos mortos, seremos ressuscitados quando CRISTO retornar em sua segunda vinda e – juntamente com os servos que ainda não morreram – seremos arrebatados ao céu para encontrarmos o SENHOR JESUS e, assim, viveremos para sempre com ELE (1 Coríntios 15:20-23; 1 Tessalonicenses 4:14-18).


CRISTO tem toda autoridade no céu e na terra (Evangelho de Mateus 28:18). JESUS esteve morto, mas vive para todo o sempre e tem o domínio da morte e do inferno (Apocalipse 1:18). Por isso, ELE, em razão do seu infinito poder e sua infinita autoridade, pode garantir que seremos ressuscitados com ELE.


Quando da segunda vinda de JESUS, seus servos terão seus corpos transformados em corpos imperecíveis, gloriosos, poderosos e espirituais (1 Coríntios 15:42-44). “Corpo espiritual não significa um corpo imaterial, mas um corpo adaptado às realidades do Tempo Vindouro.”[2]Trata-se de “um corpo físico, porém imperecível, incorruptível, e adaptável para viver eternamente com Deus (cf. Fp 3.21)”[3].


Em suma, por um lado, o sacrifício de JESUS garante aos que creem na obra salvadora de CRISTO a plena restauração da comunhão com DEUS – PAI, o FILHO e o ESPÍRITO SANTO –; por outro, a ressurreição de CRISTO garante que, se estivermos mortos, seremos ressuscitados quando CRISTO retornar em sua segunda vinda.


Que a ressurreição de CRISTO seja uma fonte eterna de consolo na esperança de que seremos transformados para viver a eternidade junto a DEUS!


OBSERVAÇÃO:

Para uma visão mais detalhada sobre o tema:

https://www.leoesuestudosbiblicos.com.br/post/manual-primeiros-passos-na-fé-a-obra-salvadora-de-jesus


[1] Jonh R. W. STOTT. A mensagem de Atos: até os confins da terra. São Paulo: ABU Editora, 2003, p. 58. [2] Comentários ao livro 1 Coríntios 15:42-44. Em Bíblia de Estudo Plenitude. Barueri-SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2001, p. 1195. [3] Cometários ao livro 1 Coríntios 15: 44-49. Em Bíblia de Estudo NVI. Organizador geral: Kenneth Barker. São Paulo: Editora Vida, 2003, p. 1980.

Comments


bottom of page