MANTENDO A ESPERANÇA EM UM CENÁRIO DE DEVASTAÇÃO
- Leonardo&Suzanne
- 20 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está Nele, para com aqueles que O buscam; é bom esperar tranquilo pela salvação do Senhor.
(Lamentações 3: 25-26 - Tradução: NVI)
A passagem bíblica acima se lida isoladamente pode passar a impressão de que ela foi escrita em um ambiente de paz e tranquilidade. Porém, ocorreu justamente o contrário: O livro bíblico de Lamentações foi escrito dentro de um contexto de grande sofrimento.
O escritor – provavelmente o profeta Jeremias – estava lamentando a queda de Jerusalém, que ocorreu, em 586 a.C. – para alguns 587 a.C. (Manual Bíblico vida nova. Editor geral: David S. Dockery; Tradução: Lucy Yamakami, Hans Udo Fuchs, Robinson Malkomes. São Paulo: Vida Nova, 2001, p. 471).
Jerusalém, naquela época, era a capital de Judá, a parte do Reino de Israel que ainda subsistia. Além disso, era o centro da adoração, pois o Templo do SENHOR ficava em Jerusalém.
Quando os Babilônios conquistaram Jerusalém, o Templo do SENHOR foi saqueado e incendiado e grande parte do povo foi deportado para Babilônia (2 Reis 25:9-21).
Porém, o escritor sabia que o SENHOR continuava sendo uma fonte inesgotável de esperança.
Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a Tua fidelidade! Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, Nele porei a minha esperança.
(Lamentações 3:21-24 – Tradução: NVI)
Como pode ser observado, o escritor de Lamentações nos ensinou um excelente caminho: ele trouxe à memória coisas que davam esperança a ele, quais sejam: (I) o grande e infalível amor de DEUS faz com que as misericórdias e a compaixão DELE sejam inesgotáveis (ver também Lamentações 3: 32) e (II) a grande fidelidade de DEUS! (Lamentações 3:21-24 e 32).
O SENHOR, naquela época, castigou o pecado da nação, mas o profeta tinha certeza que o castigo terminaria e o SENHOR não prolongaria o exílio do povo (Lamentações 4:22).
Isso de fato aconteceu: após a Babilônia ser conquistada pelos Persas, esses deram fim ao cativeiro e estimularam a construção de um Templo em Jerusalém para DEUS (2 Crônicas 36:20-23), o que representou o cumprimento da profecia de Jeremias, o qual disse que o cativeiro duraria 70 (setenta) anos (Jeremias 25:11-12).
Isso é uma das provas de que o SENHOR conduz a história da humanidade.
Porém, além de guiar a história dos povos, o SENHOR nos ensina que não há o que temer quando nos alicerçamos no PAI, pois o ELE assume nossas causas e resgata nossas vidas. Portanto, DEUS também age de forma particularizada para cada um que O busca, que se arrepende de seus erros e que busca socorro NELE (Lamentações 3:40-57).
Assim, afirma o escritor que colocará a esperança dele em DEUS.
Nas Escrituras Sagradas encontramos outras mensagens de Esperança, as quais demonstram o grande amor e a grande fidelidade de DEUS para conosco.
Que possamos encontrar esperança em todos os cenários de nossas vidas!

Commentaires